•   0

    Seu carrinho está vazio no momento.

Dia Mundial do Skate (21.06.2017)

Postado no

O Skate surgiu como brincadeira de criança.  E, como toda criança, a prancha sobre rodinhas cresceu, amadureceu e fez sua própria história.  Para celebrar a prática e o estilo de vida relacionados ao skate, em 2004, a International Association of Skateboard Companies (Associação Internacional de Companhias de Skate) criou o Go Skateboarding Day, realizado sempre em 21 de junho, com o intuito de popularizar e chamar a atenção para os potenciais do skate.

 

go skate day june 21

 

 

Nada mais justo, afinal, o skate pode ser simples lazer, mas também esporte, cultura e meio para transformação social. No Brasil, a data é conhecida como Dia Mundial do Skate, comemorada com grandes reuniões de skatistas em praça pública (ano passado, em Curitiba, se encontraram mais de 30 mil adeptos e simpatizantes), demonstrações de manobras, entre outras atividades.

 

go skate day curitiba 2016

 

Não se sabe exatamente quem foi a primeira pessoa a pregar rodinhas de patins em uma prancha de madeira e se equilibrar em cima (os primeiros relatos remontam à década de 1940), mas o certo é que o skate moderno apareceu em meados dos anos 1960 nos Estados Unidos, especialmente em cidades do estado litorâneo da Califórnia, onde surfistas construíam skates para poder “surfar no asfalto” em períodos de poucas ondas. 

 

No Brasil, o skate se populariza a partir dos anos 1970. De lá para cá, o país revelou uma série de skatistas de renome, como Lincoln Ueda, Sandro "Mineirinho" Dias e Bob Burnquist – este último, um dos grandes atletas do skate no mundo. Em 5 de junho, Burnquist conquistou sua 28ª medalha na competição X-Games (evento referência para esportes radicais), realizado em Austin (EUA). Assista:

 

 

Presidente da Associação de Skate da Capital (ASC), de Brasília, Chiquinho Pessanha, 33 anos, afirma que existem motivos para comemorar o 21 de junho. “O Brasil tem uma capacidade imensa no skate. Muita gente está viajando para competir, ganhando prêmios, fazendo vídeos lá fora”, relata. Apesar do bom momento, Chiquinho lamenta que os desafios para o skate no Brasil ainda são muitos. “Desde lugares apropriados para a prática até patrocínio, tudo é muito difícil de conseguir”.

 

 

Matéria original

Portal Brasil

 

Mais Postagens

0 comentários

Postar comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Assine a nossa lista

Inscreva-se para receber nossos e-mails

Busque em nossa loja